Review: The Flash 5×22 – “Legacy” [Season Finale]

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers de “Legacy”, exibido no dia 14/05/2019.

the flash legacy

Season finale e finalmente vemos o resultado final do plano de Eobard Thawne. No episódio passado, Ralph conseguiu descobrir que desintegrar a adaga de Cicada era exatamente o que Thawne queria, mas infelizmente ele só percebe isso logo quando está prestes a acontecer. Para poder impedir, Ralph se joga no meio dos dois, sendo atingido por aquele raio que faz as coisas sumirem e possibilitando Grace de fugir com a adaga.

Ralph acaba sofrendo vários efeitos esquisitos por causa do raio, nada sério e é resolvido ao longo do dia, mas significa que não pode explicar o que fez. Mas para a sorte deles, Sherloque resolve o mistério, descobrindo o que Ralph já tinha conseguido descobrir: a adaga é a única coisa que mantém Thawne preso. Quem fica abalada com isso é a Nora, que ainda acreditava que Eobard tinha intenções puras ao ajudá-la e agora fica claro que não. E agora eles ainda têm um grande dilema moral: continuar com o plano e deixar Eobard fugir, ou acabar com o plano e deixar Grace matar todos os metahumans.

É claro que eles precisam impedir a Grace, por mais que Eobard seja uma ameaça, ele não é uma ameaça naquele exato instante. Nora acaba bolando um plano, e bem na hora porque Grace já estava planejando viajar no tempo mais uma vez, indo até o dia que o acelerador de partículas explodiu para matar todos antes mesmo que eles saibam que os poderes existiam. Honestamente, teria sido um plano ótimo, mas ela não consegue sair do presente antes do Team Flash chegar. Com uma maestria quase ensaiada, eles conseguem fazer com que Grace passasse por um portal, caindo direto naquele lugar que eles prenderam o Eobard na primeira temporada. Não entendo por que não colocaram ela em uma cela, achei que a cela prendia qualquer um.

Grace imediatamente tenta fugir, mas eles já contavam com isso, é uma questão de tempo antes de ela conseguir sair dali. E nesse meio tempo é que vem o plano verdadeiro, Nora se aproxima do corpo da Grace criança, que ainda está em coma, e utiliza aquela tecnologia que realça a conexão entre elas, fazendo com que pudesse conversar com a pequena Grace.

Foi uma ideia interessante e foi bom finalmente ver essa conexão sendo utilizada para alguma coisa na série. Nora conversa com a Grace, falando sobre como o tio dela escolhido se curar e que ela poderia fazer o mesmo, que ela não precisava ficar presa a raiva e matar pessoas, ela poderia ter outro futuro. Grace não fica muito convencida no início, mas começa a ter outra alucinação com seu tio, mostrando dois lados dele, e acaba sendo convencida pela Nora e aceitando se curar.

Isso deveria ter resolvido o problema, mas a cura não é 100% eficaz porque um pedaço da adaga ainda está na cabeça da Grace. Para poder impedir totalmente, precisariam destruir a adaga, para que o outro pedaço não tivesse força para agir sozinho. Quando a Grace-Cicada consegue fugir e vai até eles, tentando matar a Nora, Barry sabe que precisa destruir a adaga mesmo que signifique libertar Eobard. Na hora, enviam o raio por um portal e Barry usa, fazendo com que a adaga sumisse e, um pouco depois, a própria Grace do futuro sumisse também.

the flash 5x22

Ou seja, o plano de Eobard estava certo, isso realmente fez com que eles conseguissem derrotar Cicada dessa vez. Mas a outra parte também estava certa, no momento em que ele estava prestes a ser morto, a adaga desaparece e Thawne se liberta. Já sabendo que isso aconteceria, Barry e Nora correm para o futuro, preparados para prender Eobard mais uma vez.

Foi interessante ver como Eobard estava preparado para eles e como consegue deixar os dois no chinelo na corrida. Thawne gosta de perturbar o Barry e até se alonga bastante só fazendo seu monólogo de vilão antes de resolver atacá-los, mas por sorte o resto do Team Flash aparece bem na hora. A cena em que todos lutam juntos contra Eobard foi muito bem coreografada ao ponto de me fazer ficar “uau, eles ensaiaram antes de ir pro futuro ou isso é só sorte?”. Eles estavam tão coordenados que eu realmente achei por um momento que eles conseguiriam vencer o Eobard e esse seria o fim dele.

Mas acabou que não saberemos qual era o plano final deles, como iriam prendê-lo sem a adaga dessa vez, porque Nora resolve se vingar por ter sido usada e quase mata Eobard. Barry e Iris veem o que está acontecendo e impedem a filha de fazer algo que não pode voltar atrás, mas mesmo se não tivessem aparecido, Nora não teria conseguido matar Eobard porque algo estava acontecendo com ela. Não desapontando, o plano de Thawne era mais complexo do que qualquer um poderia imaginar e não terminava em fazer a adaga desaparecer e sair da prisão. Com Cicada sendo derrotado e a adaga sendo destruída, uma nova timeline começa a ser construída, trazendo uma onda de mudanças para o futuro. Uma dessas mudanças, aparentemente, é a existência da Nora.

Sem ninguém entender nada, o corpo de Nora começa a se fragmentar e ela começa a desaparecer. Eobard explica que ela está sendo deletada da timeline e que o único jeito de impedir isso de acontecer é fazendo com que Nora vá para a Força Negativa, onde mudanças na linha temporal não chegam e ela estaria segura. Todos ficam desesperados, Eobard usa esse tempo para fugir e Nora e Barry começam a correr, tentando alcançar a Força Negativa, mas Nora acaba desistindo e parando.

Entrar na Força Negativa significaria ficar ligada a ela para sempre, deixar ser levada pela raiva e se tornar que nem o Eobard, pelo menos é o que Nora imagina, e ela não quer isso para ela, não quer que esse seja seu legado. Iris e Barry, é claro, ficam desesperados com isso, porque esse é o único jeito da Nora sobreviver, já que ela nunca vai nascer nessa timeline. Mas Nora é categórica e escolhe morrer uma heroína antes de viver e se tornar algo que não quer.

westallen 5x22

Eu realmente não esperava que eles fossem matar a Nora, achei bem pesado e fiquei abalada com isso. Imagino que a gente ainda vá encontrar versões dela – afinal, nós vimos pelo menos uns cinco Wells diferentes – ou até mesmo de outra filha de Barry e Iris (imagino que eles não chamariam a filha deles de Nora novamente, seria sacanagem com a criança). Mas Barry e Iris reagem melhor do que eu imaginaria que eles reagiriam a perder uma filha, mas é uma relação diferente de perder alguém que você criou a perder só uma filha do futuro, então tudo bem.

Mesmo reagindo relativamente bem, eles ficam bem tristes. Iris vê o diário de Nora e eles encontram um vídeo que ela fez para se despedir dos pais caso algo acontecesse. Nora é bem positiva, falando que sabia no que ela estava se metendo e não se arrepende, que ama os pais e valeu muito a pena ter tido esse tempo com eles. Achei bem fofo e fez sentido para mim, não teria como não ter alterado a timeline.

Para continuar o encerramento da temporada, vemos Joe virando capitão da polícia, Sherloque voltando para o universo dele e Cisco resolvendo usar a cura nele mesmo. Já estava esperando que isso acontecesse, porque Cisco anda falando bastante sobre não querer ser mais herói, e a gota d’água para ele é Thawne dizer que ele é especial por causa dos poderes. Não entendo muito a decisão em termos narrativos, mas vamos ver que enredos eles vão trazer para o Cisco agora que ele não tem mais seus poderes.

Por fim, vemos mais uma alteração na timeline, a partir do jornal do futuro que sempre vemos: agora o Flash não desaparece mais em 2024, mas em 2019. Por algum motivo, na minha cabeça ele sempre desapareceu em 2019 e achava que 2024 estava dizendo que fazia cinco anos do desaparecimento. Não sei se eu delirei ou foi inconsistência da série mesmo, mas também não vou investigar para descobrir. O que importa é que ele está para sumir no próximo crossover, quando provavelmente vamos ver Eobard de novo também, já que ele se despediu dizendo “nos vemos na próxima crise” e usar a palavra crise não é coincidência nenhuma.

O Melhor:

+ Me surpreendi com a Nora desaparecendo e isso fazendo parte do plano do Eobard

+ A conclusão com a Grace foi bem amarradinha

+ Tudo encaixou direito e não ficaram muitas pontas soltas

O Pior:

– Cisco usando a cura nele mesmo. Acho que ele podia só ter resolvido não usar os poderes, não é como se atrapalhasse ele no dia-a-dia

– Senti falta de algum gancho para o ano que vem, que não fosse a crossover. Acho que se o Barry tivesse visto sobre ele sumir esse ano já teria sido algo a mais, porque o veríamos preocupado com isso na próxima temporada.

Nota: 8,0

5 respostas para “Review: The Flash 5×22 – “Legacy” [Season Finale]”

  1. Apôs assistir o episódio fiquei um pouco confusa (esse timeline me deixa confusa na verdade hahahah).. e lendo seu review deu pra esclarecer um pouco.. só ainda estou cacucando com a morte da Nora, sei que ela morreu devido à alteração da timeline, mas isso impede que o casal tenha uma filha ? ou isso quer dizer que caso terem essa filha não será a mesma Nora ? Não sei se entendeu meu raciocínio rsrs ..

    1. Oi, Mayumi, entendi sim, acredito que só significa que se eles tivessem uma filha não seria a Nora, provavelmente a alteração da timeline significa que a Iris vai engravidar em outro momento (provavelmente antes), aí vai ser um bebê diferente!

  2. Foi um excelente final! Que conseguiu estabelecer relação com todo o enredo da temporada. Eles não deixaram nada pendente.
    Grace tomando a cura e a Grace do futuro sumindo,me lembrou muito o Flash reverso se desintegrando, na primeira temporada.
    No final das contas, Thawne foi o vilão o tempo todo, enganando a Nora, do mesmo jeito que fez com o Barry.
    Nora ter morrido foi muito triste, porque ela é uma ótima personagem e me apeguei a ela. Mas, ela não poderia mesmo ser levada para a próxima temporada, não faria muito sentido deixar ela lá, até porque isso influênciaria diretamente a linha do tempo.
    A corrida dos três velocistas foi demais!!
    Fiquei triste com a ida do Sherlock, foi uma versão ótima do Harry.
    Não achei muito boa essa ideia do Cisco sem poderes, ele realmente é muito mais do que um meta humano não é só isso que o torna especial, ele tem muitas qualidades. Mas, eles limitam muito o campo de atuação do personagem tirando uma parte importante dele.
    O vídeo da Nora foi muito emocionante. E o sofrimento do Barry e da Iris eram visível e sincero.
    Estou animada com essa perspectiva do desaparecimento chegando mais cedo, como todos eles vão lidar com isso.
    Existem boatos de que Oliver realmente vai morrer na crise. E se ele morrer porque vai trazer o Barry de volta?
    As possibilidades são muitas. Mas, tenho certeza que o Barry não vai ficar desaparecido por muito tempo.
    Amei que o Eobard está de volta!! O melhor vilão da série. Foi um misto de emoções ver ele solto.
    A temporada esse final amarradinho, emocionante e dinâmico foram ótimos!!!!

    1. Eu ficaria feliz com a Nora só indo embora pro futuro, por mim podiam ter dado uma cena dela com a mãe e tal 🙁 não esperava por isso. mas realmente faz sentido, já que eles vão reescrever totalmente a linha temporal.
      Eu não me importo muito com o sherloque, confesso. O meu Wells preferido é o Harry e preferia que ele voltasse, mas nem sei se temporada que vem teremos um novo wells ou se o único wells será o eobard (provavelmente terá um novo).
      Eu nunca gostei muito desse enredo do Cisco ficar com a cura, mas já estava claro desde o início da temporada que era para aí que ia se encaminhar, mas que fez sentido não fez. afinal, se não quisesse usar era só não usar, não atrapalhava em nada.
      Olha, eu acho que o Oliver não deve morrer tentando trazer o Barry de volta não, quer dizer é até possível, mas acho que o oliver já morre na timeline em que o barry desaparece (que é a atual), então não faz muito sentido para mim. A única certeza que temos é que o Barry vai voltar com certeza, o que eu acho que vai acontecer – e acho isso desde o ano passado e é o que eu quero que aconteça idealmente – é que o crossover vai ser inicialmente com todos os 3 desaparecendo mesmo para salvar o mundo, mas vamos ter alguma alteração que vai salvar todos. Se eles quiserem escolher alguém para morrer, com certeza vai ser o Oliver, e aí é possível que ele se sacrifique para poder fazer com que Barry e Kara voltem, mas acho desnecessário. Se a série vai salvar 2, salva os 3 logo.
      Outra certeza: acho que o eobard deve aparecer no crosover (ele sempre dá um jeito de aparecer), mas acho que não deve aparecer no resto da temporada não, o que é uma pena porque ele é realmente o melhor vilão!

      1. Obrigada por ter respondido. Concordo com você.
        Os três tem que ser salvos mesmo.
        Não acho que o Eobard vai aparecer na temporada toda, só na crise. Até porque apesar dele ser um excelente vilão, ele já teve uma temporada inteira para interagir com o Time Flash.
        Só resta esperar por outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *