Review: The Flash 5×21 – “The Girl with the Red Lightning”

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio “The Girl With The Red Lightning”, exibido no dia 07/05/2019.

the flash girl with red lightning

Grace está prestes a conseguir tudo o que ela quer e Team Flash fica sem saber o que fazer para impedi-la. Uma coisa eles sabem, se ela não fez nada até o momento, é porque ela ainda não tem tudo pronto para agir. Eles tentam impedir falham, mas descobrem mais uma etapa de seu plano, Grace não está planejando só acabar com os metahumans de Central City, mas do país inteiro, talvez até do mundo.

Ou seja, é hora de agir. Enquanto Barry continua procurando um jeito de descobrir onde Grace está e como podem impedi-la, Joe e Cecile oferecem a delegacia para distribuir a cura para quem quisesse. A cura faria com que a pessoa deixasse de ser metahuman e, portanto, não seria afetado pelo vírus da Grace, o justo é oferecer escolha a todos, para quem não quiser se arriscar. Caitlin fica de fabricar mais cura, enquanto Joe e Cecile aplicam e coordenam tudo. Tem um enredo secundário envolvendo a insegurança de Joe ao lidar com questões logísticas, mas é bem irrelevante.

 Esse enredo também esbarra em Sherloque, já que a Renée, sua namorada, é uma metahuman. Ele vai conversar com ela sobre a cura, são atacados por Grace, mas se salvam. E então vão até a polícia, onde Renée descobre sobre a cura e resolve que não quer. Aparentemente, ela gosta de ser metahuman e quer correr o risco. Sherloque toma a decisão então de mandá-la para a Terra dele, onde a Grace não existe, dizendo algo sobre não deixar que a Grace soubesse sobre a existência do multiverso. Se isso não for utilizado no próximo episódio, vai ter sido um desperdício de enredo, porque ninguém se importa com a Renée. Eu estava esperando o momento em que ela ter poderes fosse ser relevante para o enredo principal, mas é bem possível que ela só sirva para dar um final feliz para o Sherloque no final da temporada.

Toda essa movimentação ali acaba chamando a atenção da Grace e ela resolve ir até lá. Até mesmo porque como grande parte para o seu plano, ela precisa transformar matéria negra em alguma outra coisa que não me dei o trabalho de entender, o que importa é que ela quer “roubar” a matéria negra dos metahumans para usar como energia e lançar seu vírus no ar. Isso foi facilitado por todo mundo estar no mesmo lugar.

the girl with the red lightning

Mas antes que Grace possa fazer qualquer coisa, o Team Flash aparece. E como eles sabiam que ela estaria ali? Nora. Há alguns episódios, Nora descobriu que tinha uma conexão com a Grace, depois de ter visitado suas memórias, e agora ela conseguiu acessar de novo. Seu objetivo era entrar na mente da Grace para que pudesse descobrir onde ela estava e eles poderem ir atrás dela antes que qualquer coisa acontecesse. É um bom plano, mas Barry e Iris não concordam, dizendo que ela ainda estava instável com a questão da Força Negativa e querem protegê-la de qualquer perigo.

Nora não fica muito feliz de ser deixada de lado e resolve agir por conta própria, encontrando aquele aparelho que a Caitlin usou para falar com a Killer Frost. O aparelho a conecta com Grace, mas de alguma forma também alimenta a Força Negativa, fazendo com que Nora entrasse em uma espécie de transe, em que não conseguia ouvir nem ver nada da vida real e estava soltando vários raios, sem nenhum controle sobre ela mesma. Barry e Iris conseguem chegar e intervir, fazendo com que ela saísse disso, mas os dois falam sobre como isso era muito perigoso.

Mesmo com essa experiência negativa, Nora continua achando que vale à pena pela chance de conseguir encontrar Grace. A questão era que quando elas se conectavam, as emoções da Grace passavam para a Nora, fazendo com que ela “ativasse” a força negativa, já que ela estava cheia de raiva. Eu queria abrir um parênteses aqui para falar da minha insatisfação de colocarem como se raiva, medo e tristeza fossem emoções negativas, não existem emoções positivas ou negativas, e esse tipo de pensamento não ajuda. Mas ok, o que esperar de uma série de super-heróis, não é mesmo.

Voltando ao assunto, Nora conversa com os pais, falando sobre como ela não está tão impulsiva agora, que ela aprendeu com o pai e está considerando todas as consequências de suas ações. Iris e Barry acabam concordando com a filha, dizendo que não podiam julgá-la por querer ser uma heroína quando é isso que eles dois fazem também. Eles então conseguem um lugar onde Nora não estragaria nada nem machucaria ninguém, o mesmo onde prenderam Eobard na primeira temporada. Nora consegue fazer a conexão, verificando que realmente as emoções de Grace é quem estavam descontroladas, com ela não conseguindo amadurecer e agindo como uma criança machucada até hoje. E então ela vê que Grace está indo para a polícia e o Team Flash pode intervir.

Enquanto Barry, Ralph e Killer Frost tentam lutar com Grace, Cisco fica de pegar o aparelho e mandá-lo para outra Terra só para se livrarem disso logo. Infelizmente, Cisco não pode fazer isso, porque qualquer instabilidade faria com que o negócio detonasse e liberasse o vírus para todo mundo. Isso significa que ele precisa desarmá-lo, mas também não dá para tocar sem levar choque, então vai ter que fazer isso de outra forma. Nora, Iris e Sherloque tentam pensar sobre o que fazer junto com Cisco, utilizando tecnologia do futuro e inteligência para conseguir resolver isso.

the flash 5x21

Tudo para que conseguissem fazer com que o aparelho parasse de funcionar, para que então pudessem usar a arma que a Nora roubou no episódio passado para destruir a flecha superpoderosa para sempre. Eles usaram a arma antes e ela não só tira os poderes, mas faz com que o objeto desapareça totalmente. O que não leva a parte mais interessante do episódio: Eobard Thawne.

Durante o episódio inteiro, vemos Ralph pensando nas linhas temporais e como algo não estava fazendo sentido. Eu adorei isso porque eu estou desde sempre tentando entender a mesma coisa e é o que eu considero de mais legal na série. Ralph se pergunta sobre a linha do tempo original, quantas linhas do tempo têm e o que Eobard estava ganhando com tudo isso. Só perguntas muito relevantes, mas o resto da equipe está todo focado em derrotar a Grace e ninguém quer parar para ouvir o Ralph, Barry diz que eles não estão com tempo para aquilo no momento. Nem mesmo Sherloque, que era quem eu achava que desvendaria esse mistério, ouve Ralph. Então leva o episódio inteiro e ouvir Grace falando sobre como ela não tinha a flecha no tempo dela para Ralph conseguir entender e ser revelado para os telespectadores.

Está chegando a hora da morte do Eobard, afinal ele tinha uma hora que durou uns seis meses, e ele está prestes a ser levado para o corredor da morte para receber sua pena de morte, e então vemos que ele tem uma flecha amarrada no peito. Ou seja, a flecha estava sendo utilizada para tirar seus poderes – pelo menos foi o que eu entendi – e impedir que ele fugisse. O que isso tem a ver com o que está acontecendo no presente? Com Team Flash destruindo a flecha, fazendo-a desaparecer, o efeito disso vai chegar no futuro, fazendo com que a flecha desaparecesse lá também. Igual a quando Eddie se matou fazendo com que Eobard nunca existisse e desaparecesse (e voltar depois, mas confesso que essa parte sempre foi misteriosa para mim).  

Ralph grita o que está acontecendo, dizendo para não destruírem a flecha, mas Barry já está apertando o botão. Acho que Eobard vai conseguir o que quer, mal posso esperar para ver as repercussões disso no próximo episódio.

O Melhor:

+ Plano do Eobard finalmente sendo revelado!

+ Finalmente o Ralph tem uma utilidade, uma escolha ousada para quem descobriria o plano

+ A cura sendo útil

O Pior:

– Achei que a conexão da Nora e da Grace poderia ter sido utilizada de maneira melhor

– Muitos enredos secundários que não precisavam para o penútilmo episódio da temporada

Nota: 8,5

2 respostas para “Review: The Flash 5×21 – “The Girl with the Red Lightning””

  1. Acho que alguém vai dançar no próximo episódio. Meus palpites vão pra Cisco ou Nora. E será que vão deixar alguma ponta solta pra Crise do final do ano?

    1. Acho que não matam a Nora não, a não ser que queiram mudar a timeline, mas fazer Barry e Iris perder a filha seria meio pesado. Mas o Cisco acho possível, principalmente com essa história de ele não querer mais ser metahuman, pode se encaminhar para o final da história dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *