Review: The Flash 5×18 – “Godspeed”

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio “Godspeed”, exibido no dia 16/04/2019.

the flash godspeed

Os segredos de Nora foram revelados e agora ela está presa no STAR Labs. Para tentar entender sua motivação, só resta uma opção: violar sua privacidade e ler todo seu diário. E isso é claro significa flashbacks! Ou flashforward dependendo da perspectiva, mas o que importa é que finalmente temos um episódio dedicado a como Nora acabou trabalhando com Eobard.

Tudo começou com o trabalho de Nora como CSI – seguindo os passos do pai -, ela acaba se deparando com evidências que sugerem que um Speedster esteja roubando laboratórios, alguns ingredientes químicos aleatórias. O grande problema nisso é que há anos ninguém vê um Speedster, desde que Barry, e aparentemente todos os outros como Wally e Jay Garrick também, desapareceu durante uma crise. Eu imaginava que essa crise era a do crossover do final desse ano, mas se for o caso, já tá na hora da Iris engravidar para a Nora nascer.

Esse spedster tem a luz branca, o que nunca foi visto antes então se sabe que é alguém novo. Nora continua investigando com a ajuda de sua amiga, Lia, e elas acabam encontrando com o Speedster na investigação, momento em que ele acaba atacando Nora com um raio, o que a faz ser levada para o hospital. No hospital, eles descobrem um microchip nela e Nora descobre seus poderes, que inicialmente ela acredita que sejam por causa do raio do Speedster, quem Lia batiza de Godspeed.

Nora tenta usar seus poderes pela primeira vez, causando uma complicação com a polícia, mas consegue aprender rápido até como controlar. É Lia quem resolve investigar mais o tal microchip e chega à conclusão que ele tem mais de 25 anos e, portanto, está na Nora há muito mais tempo. Juntando essa informação com o fato da Iris não gostar de ouvir nada sobre metahumans, Nora descobre que foi a própria mãe que fez isso, o que causa todo aquele problema com Iris, que nós já sabemos sobre.

the flash nora lia

Depois de receber seus poderes, Nora resolve que ela deve derrotar Godspeed, mas não sabe nem onde começar. Sua conclusão é que para derrotar um vilão speedster, deve-se pensar como um, ou seja, resolve ir até o único speedster que ela sabe sobre: Eobard. Ela o encontra na prisão, onde aparentemente Eobard vem sendo torturado, mas ele apesar de intrigado não é de muita ajuda antes de Nora precisar ir embora.

Ela e Lia acabam desvendando sozinhas que Godspeed não conseguiu seus poderes de forma natural, está injetando uma substância que nós já até vimos antes na série. Percebendo que ele está roubando os ingredientes para poder formar essa substância, elas conseguem deduzir onde ele iria depois e resolvem roubar a substância antes que ele consiga.

Como as coisas são previsíveis, Godspeed chega ao mesmo tempo que elas, fazendo com que Nora precise lutar com ele, porém ela não sabe nada sobre como lutar. Nisso, Godspeed não só vence, mas acaba matando Lia. Pois é, como todo herói, Nora precisava passar por sua primeira morte de pessoa próxima, um clássico. Nora fica muito abalada com a morte da melhor amiga, encontra Iris pela primeira vez desde que ficou sabendo a verdade e descobre que todas outras pessoas da família também sabiam sobre seus poderes e esconderam. Isso só faz com que ela fique mais chateada, resolva que precisa mesmo derrotar Godspeed e vai novamente até Eobard.

Eobard inicialmente não quer ajudá-la, mas Nora implora e o ego de Eobard acaba falando mais alto e ele resolve que vai ajudar. É bem claro que ele muda de ideia quando Nora o elogia e diz que precisa da ajuda dele, Eobard adora que os outros o considerem especial e Nora é a pessoa perfeita para fazer isso. Falando com ela com tipo um telefone, ele vai guiando Nora na luta contra Godspeed, e ela confia nele totalmente, aprendendo tudo mais rápido do que Barry aprendeu.

Depois de conseguir derrotá-lo, Nora descobre que Eobard está prestes a morrer – pena de morte, ao que parece – e diz que ainda tem muito o que aprender. É nesse momento que Eobard conta para ela sobre a sala secreta do STAR Labs, e ao ir até lá Nora descobre sobre a identidade do Barry.

the flash 5x18

Durante o tempo real, o Team Flash lê o diário da Nora e, depois de descobrir sobre Lia, Iris resolve que já sabe o suficiente e que vai libertar a filha. Ela nem consulta ninguém, o que é justo porque Barry também resolveu prendê-la sozinho, e só vai até a cela dela, dizendo para a filha que vai dar uma outra chance. Iris acredita que errou quando manteve segredo sobre os poderes de Nora, e acredita que tenha sido dada uma segunda chance, portanto quer retribuir a ação.

Nora termina de contar o resto da história, dizendo que ela só queria mesmo conhecer seu pai e vencer o Cicada, porque esse era o único caso que nem ela nem o Barry conseguiram solucionar. Aparentemente, seu plano nunca nem foi interferir tanto com o futuro para que o pai sobrevivesse ou qualquer coisa assim, ela só queria saber mais sobre ele. O que mais me intriga é que quando vemos Nora encontrando Eobard o cronômetro está em uma hora mais ou menos, então ao que parece esse tempo todo em que Nora esteve no passado, se passou menos de uma hora no tempo presente dela. É bem mais entendível então por que ela ainda estava tão chateada com a Iris quando chegou, para ela tudo isso tinha acontecido na mesma semana.

Mesmo ouvindo o que a filha tem a dizer, Barry continua chateado e diz que não consegue confiar mais nela. Ele entende por que ela foi procurar Eobard no início, mas o fato de ela ter ido até o passado, descoberto que ele matou a avó, e mesmo assim continuou visitando Eobard – umas seis vezes, segundo ela mesma – o Barry não consegue entender. Dito isso, ele diz que não vai trabalhar com gente que ele não confia, mesmo que seja a própria filha, e leva Nora de volta para o futuro, dizendo que ele vai sentir se ela voltar no tempo de novo.

Eu só quero ver como a Iris vai reagir, porque Barry nem deu tempo dela se despedir da filha. Aliás, o próprio Barry não se despediu direito, mesmo sabendo que ele vai morrer antes de conhecê-la direito. Barry a abandona em seu tempo e vai direto gritar com Eobard, dizendo que ele vai ter o que merece em breve. Não esperava por essa reação tão dramática do Barry, achei que ele fosse expulsá-la do STAR Labs, mas não de 2019, estou curiosa para ver o que vai fazê-lo mudar de ideia.

O Melhor:

+ Gostei de não ter passado muito tempo para Nora, isso faz mais sentido

+ Lia

+ Fui surpreendida pelo Barry e estou curiosa

O Pior:

– A morte da Lia foi desnecessária

– Barry não avisando para a Iris que ia levar Nora embora

Nota: 8,0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *