Review: The Flash 5×17 – “Time Bomb”

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio “Time Bomb”, exibido no dia 19/03/2019.

the flash 5x17

Grace veio do futuro diretamente para continuar o trabalho do tio como assassina de metahumans e o Team Flash demora um tempo absurdamente longo para descobrir quem ela era. Desde que a vimos como Cicada quando Nora estava em sua mente, era óbvio que a Grace viraria Cicada, mas por algum motivo passamos quase metade desse episódio tentando descobrir a identidade do novo Cicada. E eu achei que tinham vários gênios nessa equipe.

Eles descobrem um roubo no seu armazém de utensílios e veem que a máquina do tempo de Thawne – que eles criaram na primeira temporada com a intenção de fazer com que ele voltasse para o tempo dele e deixaram ali acumulando poeira – tinha sido “duplicada” e tinham duas delas no mundo, ou seja, alguém roubou em algum momento e trouxe de volta para o presente depois. Mesmo assim, não percebem imediatamente que seria a Grace, só ficando confusos com tudo isso. Mas foi bom porque pelo menos sabemos que a Grace não pode viajar no tempo sozinha – ela já é poderosa demais sem isso.

Só cai a ficha mesmo quando Cicada invade a delegacia, mata um policial e rouba um arquivo. Eles descobrem que foi o relatório de um crime de 2017 e, quando vão até a cena do crime e Cisco vibra a parede para descobrir o que aconteceu ali, descobre que ali tinha sido acontecido a morte dos pais da Grace. Ao que parece, uma metahuman tentou tirar dinheiro do caixa eletrônico, sem saber controlar seus poderes, deixou a máquina meio estranha e resolveu sair dali antes que alguém achasse que ela estava tentando roubar. Os pais da Grace foram tirar dinheiro logo depois e a máquina explodiu, matando-os.

Depois que identificam isso, eles percebem que é a Grace por trás de tudo e resolvem ir proteger a metahuman que causou tudo isso. Chegando lá, eles descobrem que ela nem ao menos sabia que tinha matado alguém e vinha escondendo seus poderes esse tempo todo. Mas isso não significa nada para Grace que está cheia de raiva e quer matá-la de qualquer jeito.

Mesmo com Orlin acordando e dizendo para Grace que não queria mais matar, ela não se convence. Ela fica chocada ao descobrir que Orlin queria a cura e pretendia curá-la, queria que os dois saíssem matando juntos. Quando Orlin a segue e tenta impedi-la de matar o Barry, quem ela tem capturado, Grace só fica irritada e decepcionada com o tio e resolve matá-lo. Ou seja, ela é muito pior do que o tio, porque ele pelo menos tinha seus limites, já Grace é totalmente doida. A única vantagem que eles têm é uma conexão psíquica entre Grace e Nora, que deve ter se formado quando Nora entrou em sua mente e agora ela consegue ver algumas coisas que a Grace vê.

the flash 5x17

E por falar em Nora, grande parte do episódio gira em torno de seu segredo. Logo no início, ela vai conversar com Eobard sobre o novo Cicada e o que fazer, e Eobard diz que não tem as respostas mais e que só resta contar a verdade para Barry. Aliado a isso, Sherloque está cada vez mais perto de descobrir a verdade sobre ela, quando eles encontram a bolha de viagem no tempo de Eobard, Sherloque pega os planos antigos da máquina e vê a frase “A linha do tempo é maleável” escrita na letra de Eobard. Ele resolve pesquisar mais a fundo sobre Eobard, encontrando registros dele sobre como manipular a linha temporal sem se esquecer de nada e compara a caligrafia de Eobard com o diário de Nora, chegando à verdade sozinho.

No caso principal, a metahuman que acidentalmente matou os pais de Grace está escondendo seus poderes da própria família. Ela inicialmente recusa a ajuda de Barry e da polícia porque não quer contar para o marido e para a filha sobre seus poderes. É só quando Cicada aparece e a ataca que ela é obrigada a usar seus poderes, colocando sua própria filha em risco por não ter contado antes. Isso faz Barry comentar sobre como é errado não contar a verdade para os outros, que ao fazer isso você está tirando do outro a oportunidade de tomar as próprias decisões. Nora até resolve contestar isso, mas Barry diz que já cometeu esse erro antes e que agora sabe que não é certo.

Dá para ver Nora entrando em conflito com si mesma durante o episódio inteiro, porque ela sabe que a família vai ficar chateada. Ela até tenta comentar com Barry, mas eles são interrompidos antes que ela possa dizer qualquer coisa. É só no final do episódio que ela tenta mais uma vez, Cecile sente que ela quer contar algo, mas Nora continua calada, então Sherloque aparece e revela toda a verdade antes que Nora possa explicar nos próprios termos. Eu vinha querendo que o Sherloque revelasse tudo desde o início da temporada, mas achei que ele pudesse pelo menos dado uma chance para ela falar depois que ficou claro que ele sabia de tudo e ia contar.

Depois de ouvir que ela vinha trabalhando com Eobard esse tempo todo, Barry e Iris ficam chocados e perguntam se é verdade, o que Nora confirma. Barry nem dá tempo para nada, leva Nora diretamente para a prisão do STAR Labs, com uma cara de traído e vai embora. Olha, não culpo ele por se sentir assim, mas, menino, ela é sua filha, você vai ter que fazer melhor do que trancá-la em uma prisão. Já ouviram falar de se comunicar um com o outro? Mal posso esperar para ver a explicação da Nora, porque esse vem sendo meu foco de curiosidade desde que a Nora apareceu pela primeira vez.

ralph cisco 5x17

Para o terceiro enredo, temos uma temática parecida sobre manter segredos, só que dessa vez entre Cisco e sua nova namorada, Kamila. Os dois estão juntos desde que Cisco conseguiu acertar no encontro que foi refeito um milhão de vezes, mas Cisco não comentou nada sobre sua vida de super-herói e nem a apresentou direito para os amigos. Ela nem sabe que tem alguma coisa rolando e Cisco não quer contar nada, mas Ralph resolve interferir.

Primeiro Ralph aparece mencionando que ela deveria sair com a equipe toda, mas Cisco o dispensa rapidamente. Ralph depois resolve contatar Kamila sozinho e colocá-la em contato com a Iris, já que Kamila é fotógrafa e Iris acabou de começar seu jornal, então está precisando de alguém para tirar fotos das notícias. Cisco fica bem irritado com Ralph quando descobre, porque ele quer que esses dois lados da vida dele fiquem bem separados e não quer que ela fique sabendo sobre nada disso.

Ralph avisa que isso vai acabar dando errado, diz que ele vai acabar deixando uma parte dele mesmo de lado se continuar se escondendo. Cisco só diz que não está pronto, isso faz parte de seu novo arco de querer ser uma pessoa normal e não estar mais tão interessado em super-herói. Ainda acho que, de todos os personagens, é meio estranho ver logo o Cisco com um arco desse tipo, já que antes ele era tão animado com tudo.

De qualquer forma, ele deveria aprender uma lição com o que aconteceu no resto do episódio e perceber que guardar segredos em geral dá confusão. Até mesmo porque ele fica querendo impedir a Kamila de conhecer seus amigos, e daqui a pouco ela vai começar a se questionar por que ele está fazendo isso. Espero que ele conte a verdade, porque a Kamila é fofa e merece saber.

O Melhor:

+ Segredos da Nora revelados

+ Continuidade de temática

+ Grace é uma vilã ótima!

O Pior:

– Demoraram tempo demais para perceber que era a Grace

– Barry só deixando a Nora e indo embora, que dramático, rs.

Nota: 8,0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *