Review: The Flash 4×20 – “Therefore She is”

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio “Therefore She Is”, exibido no dia 01/05/2018.

the flash 4x20
Marlize e DeVoe

E é a vez de Marlize brilhar! Estamos todos incomodados com o jeito que ela está sendo tratada há várias semanas, mas principalmente a própria Marlize já está de saco cheio do marido. Ao longo desse episódio, vemos um pouco da relação entre os Devoe, incluindo como eles se conheceram. E se isso serviu para alguma coisa, foi para ver que Devoe sempre foi um babaca. Meninas, na resenha de hoje vamos analisar os sinais que seu namorado vai se tornar um serial killer. Devoe interrompendo a Marlize de forma condescendente e rindo da fala dela no meio de uma mesa redonda? Esse tipo de coisa que faz você ter certeza que foram homens que escreveram esse episódio.

Devoe já demonstra sinais de desrespeito desde o início – e, sério, nunca vi ninguém se comportar de maneira tão mal-educada em contextos profissionais assim, acho que se alguém agisse assim nos lugares que eu frequento, todo mundo ia ficar muito constrangido – mas por algum motivo ainda chama a Marlize para sair. Não entendo porque ela aceitaria. Para começar, ele é bem feio, principalmente em comparação com ela. E, depois, ela nem acredita no que ele está falando.

Toda a tal inteligência do Devoe soa tão… absolutamente idiota. Eu sei que a ciência de Flash não é a coisa mais acurada do mundo, mas meu deus. A teoria de Devoe é que “a tecnologia corrompe o homem” basicamente e me pergunto se essa teoria veio diretamente da idade média ou o que. Ele parte do princípio que o avanço da tecnologia causou o aumento a violência (ele perdeu a primeira lição de ciências, aparentemente: correlação não é causalidade, mas tudo bem). Ele vai bem longe nessa teoria e resolve que a única forma de salvar a humanidade é revertê-la para um estado mais primitivo do cérebro, para que nenhuma tecnologia fosse produzida.

Bom, Devoe nem precisa de todo esse plano louco para isso, porque já sinto meu cérebro enfraquecendo só de assistir esse episódio e ouvir todas essas besteiras.

Marlize, por motivos desconhecidos, gosta do Devoe, mesmo ele sendo um babaca com ela. Eles ficam juntos, mas quando ela descobre o plano dele para destruir o cérebro de todo mundo, ela resolve que isso é um pouco demais para ela e vai embora. Ela vai para a África fazer água potável, e quase é morta quando um grupo invade para roubar o purificador e assassina o povoado local. Depois disso, Marlize resolve que realmente a humanidade deve ser destruída e revela que o motivo pelo qual ela gostava tanto assim de Devoe é simples: ela também é babaca e secretamente concordava com essas ideias.

Mas tudo isso é passado. No presente, Devoe está se descontrolando cada vez mais, matando pessoas inocentes sem nem precisar. Marlize várias vezes diz para ele não fazer isso, mas Devoe ignora a esposa e ela apenas assiste calada, a essa altura já percebeu que é melhor não discordar abertamente dele. Pelo o que parece, Marlize não sabe sobre a questão das drogas novamente, já que Devoe apagou sua mente, ou se sabe conseguiu quebrar o padrão, e Devoe não anda a drogando porque ela simplesmente não está manifestando nenhum descontentamento. Isso dá certo porque Marlize pode observá-lo e planejar coisas na sua mente sem correr o risco de ser drogada ou de Devoe alterar sua mente para que ela esqueça o que aconteceu.

the flash 4x20
Marlize arrasando.

Quando Devoe resolve matar sua segunda pessoa do dia, Marlize finalmente o enfrenta diretamente, mandando-o parar. Devoe não fica satisfeito com isso e fica bem claro que o poder subiu a cabeça dele, ele até mesmo usa seus poderes na Marlize. No final, ele pode até não ter matado a Cynthia, mas não foi porque resolveu escutar a esposa.

Depois dessa afronta, Marlize resolveu virar o jogo e confronta o marido, sentando na cadeira mágica dele e o deixando no laboratório (imagino que ele não estivesse preso ali, por causa dos poderes, mas foi simbólico). Marlize diz que Devoe se perdeu no objetivo, que era “curar” o mundo e agora ele quer mesmo é comandar o mundo. Deixar todo mundo “”burro””, enquanto ele seria a pessoa mais inteligente e poderosa.

Bem irônico que ele fala tão mal de tecnologia e no final ele mesmo é corrompido. Espero que ele morra com uma pedrada na cabeça. Não precisamos de tecnologia para assassinar ninguém, Devoe, por mais chocante que essa informação seja. Talvez ele pudesse ser pisoteado por um elefante. Um fim interessante assim.

O que importa é que Marlize resolveu que Devoe não é mais a pessoa ideal para fazer isso e vai embora. Meu sonho de que ela se voltaria contra o marido e o assassinaria não se realizou, porque por mais que Marlize discorde de Devoe, ela continua do lado do plano, a diferença é que ela agora é quem está no comando. Eu acho que a Marlize é uma vilã muito mais interessante e deveriam ter colocado ela para ser a verdadeira ameaça há muito mais tempo. A questão agora é que o Team Flash tem duas pessoas para derrotar, só espero que um acabe derrotando o outro e pronto, sem muitos problemas.

Eu sei que talvez seja esperar demais dessa série, mas será que podemos fazer alguém confrontar a teoria deles? Só dizer quão idiota isso soa para qualquer outro ser humano? Eu imploro.

Bom, já falei demais dos Devoe, né? Mas é porque foi o que aconteceu de principal nesse episódio. Mas tirando isso, também tivemos a visita da Cynthia, aka Gypsy, e desenvolvimentos no relacionamento dela com Cisco.

the flash 4x20
Cisco e Gypsy

Há alguns episódios, o pai da Cynthia fez uma visita, descobriu que precisava se aposentar, porque seus poderes de vibe não estavam mais funcionando como resultado da velhice, e ofereceu para Cisco um emprego. É claro que o Cisco não iria aceitar, porque isso significaria que ele teria que sair da série, mas essa era uma oportunidade de ficar perto da namorada, que mora literalmente em outro universo. Cynthia está ansiosa para saber o que ele decidiu e Cisco fica ignorando ela, só que Team Flash acaba pedindo que ele a chame para ajudarem com Devoe, e os dois juntos na mesma Terra não podem ignorar um ao outro.

Acabou que nenhum dos dois queria que Cisco aceitasse o emprego, mas por motivos diferentes. Cisco gosta bastante dela e não acha que só isso seria o suficiente para ele, ele quer uma vida estável, continuar no Team Flash e ter uma namorada presente. Já Cynthia está bastante feliz com as coisas do jeito que estão, cada um em seu planeta, ela com o trabalho dela, visitando de vez em quando um ao outro. Depois que eles são honestos um com o outro sobre isso fica claro que o relacionamento não vai poder mais continuar. Cisco quer algo além e, portanto, vai precisar encontrar outra pessoa para isso. Quero dizer que pela primeira vez, em quatro anos de série, me senti atraída pelo Cisco (acho que é cabelo mais longo?) e que ele melhorou bastante a personalidade, então estou torcendo para ele encontrar alguém.

Também vemos Cecile, que aparece mais uma vez para ajudar Harry, porque como o cérebro dele está degenerando, Harry não consegue pensar direito, porém Cecile – com seus poderes – ainda consegue ouvi-lo e juntos eles conseguem trabalhar melhor. Também vemos mais uma vez a possível Dawn Allen, a garçonete misteriosa, que aparece para dar um presente para Cecile e dizer que a filha dela vai nascer em 21 dias – ou seja, bem a tempo da season finale. Muito bom, mas por que ela tem uma barriga que parece de seis meses?

O Melhor:

+ A vingança de Marlize

+ Um bom fim para o relacionamento Cisco/Cynthia

+ Mais um aparecimento da Dawn!

O Pior:

– O plano de Devoe…. É muito idiota.

– Marlize deveria ter matado o marido.

Nota: 7,0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *