Review: The Flash 4×19 – “Fury Rogue”

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio “Fury Rogue”, exibido no dia 24/04/2018.

the flash 4x19

Episódio passado foi marcado por perdas, o que leva a um tema central desse episódio: luto. Após a morte de Ralph e o “desaparecimento” de Killer Frost, Team Flash precisa lidar com todas essas emoções. A única que realmente sente falta de Killer Frost é Caitlin, que depois de tanto tempo tentando se livrar dela agora está sentindo falta e resolve tentar encontrar um jeito de reverter o que foi feito com ela, liberando Killer Frost novamente.

Já a morte de Ralph é muito mais complicada do que isso, todos estão meio para baixo, alguns se culpando, e vemos os efeitos dessa perda principalmente no Barry. Ele começa o episódio fingindo que está tudo bem, ele vai com Iris na terapia para casal (que eu fico muito feliz que eles realmente estejam frequentando e não tenha sido algo de um episódio só, amém), mas nem fala quase nada. Barry alega que já perdeu tantas pessoas que a essa altura já está acostumado por isso não se abala mais, mas claramente é uma mentira. Ele está bem na fase de negação e se recusa a lidar com o luto, se empenhando em pegar Devoe.

Quem acaba ajudando Barry é a pessoa mais inesperada de todas: Snart. Após Devoe tentar capturar o meta radioativo, eles resolvem que precisam de algum plano para congelá-lo e evitar uma explosão nuclear, com a Killer Frost não sendo mais uma opção, eles resolvem contatar o Snart da Terra-X, que eles conheceram durante o crossover. Esse Snart acaba vindo acompanhado da Black Siren da Terra-X – que é muito similar, se não idêntica, a Black Siren de Arrow aka a Laurel da Terra-2 – mas ela mal aparece e não tem nenhuma relevância real para o episódio.

Além de ajudar a equipe com o meta, a função de Snart é conversar com Barry, tentando fazê-lo encarar que precisa lidar com a morte de Ralph. Isso fica ainda mais evidente quando Barry simplesmente congela em campo e não consegue reagir, Barry continua ignorando, dizendo que não tem tempo para lidar com luto no momento, mas chega a um ponto que não dá. Barry finalmente admite que se sente culpado pela morte de Ralph, porque ele tinha prometido que iria salvá-lo e, no final, não tinha conseguido. Fiquei bem feliz de ver que Barry até mesmo marcou uma sessão de terapia no final para falar sobre o assunto. Adoro comportamentos saudáveis na TV.

Foi fofo ver Snart novamente e foi uma boa adição para o episódio. Como o próprio Snart já perdeu muitas pessoas durante a própria vida (por viver em uma zona de guerra), ele foi uma boa pessoa para dar conselhos, já que os outros personagens não têm essa experiência para ter credibilidade nos conselhos deles.

marlize devoe 4x19

O luto – ou a falta dele – de Barry é o que acaba atrapalhando o plano de Devoe. Até o momento, não o vimos cometendo nenhum erro, já que ele calcula todas as probabilidades possíveis e está sempre um passo a frente de todo mundo. Mas não é a presença de Snart, nem mesmo o fato de ele ter sido seguido por Black Siren, que pega Devoe desprevenido, ele já estava esperando por tudo isso, o que ele não sabia era que o luto iria alterar a resposta padrão de Barry. Ou seja, quando Black Siren apareceu ao invés de ir lutar com ela, como seria esperado que ele fizesse, Barry ficou paralisado, até pelos comentários de mau gosto do Devoe.

Confesso que achei isso… bem idiota. Se Devoe é tão inteligente assim, como que ele não viu ISSO? Marlize depois explica mais ou menos dizendo que “não tem como prever emoções”, mas… É claro que você pode. Sim, é complicado, mas eu não diria que prever respostas emocionais é mais complicado do que prever respostas comportamentais. Sei lá, sinto como se eles estivessem agindo como se as emoções fossem algo a parte, mas não entendo porque a inteligência emocional do Devoe não estaria mais apurada também. Vou só supor que ele era tão ruim em entender emoções que mesmo com o capacete que aumenta as sinapses ele ainda continua ruim.

Mas independente de como isso funcione, o importante é que finalmente vimos um furo nas previsões de Devoe: ele não consegue entender reações emocionais. Acho que isso vai se juntar bem com a outra parte interessante desse enredo: Marlize.

Estamos todos aguardando a libertação da Marlize, esperando o momento em que ela vai fugir das garras de Devoe, que, além de estar a drogando, é o maior babaca do mundo. Nesse episódio, Marlize está toda feliz, não precisa nem ser drogada para ficar um amorzinho, quer só que o marido lhe dê um pouco de atenção, coloca até um vestido bonito para seduzi-lo. E esse cara nojento tem a coragem de lhe mandar ficar quietinha e só fazer o que ele manda. Ele ainda tem a ousadia de falar que “o erro dela é pensar, porque é melhor deixar isso para ele”. Acho que a única coisa que a impediu de dar um tapa na cara dele foi o choque.

Que desaforo.

Às vezes eu acho que nunca seria capaz de cometer um assassinato, outras vezes eu ouço esse tipo de coisa e tenho vontade de comprar uma arma e ir até a casa desse cara pessoalmente. Imagino que o mesmo tenha se passado na mente de Marlize, que até chorou, mas pelo menos acordou para esse relacionamento abusivo. Devoe é tão cego para as emoções que não vai prever a esposa dele o assassinando cheia de raiva por tudo que ele fez com ela.

cisco harry 4x19

Na outra parte do episódio, Cisco resolve que também quer usar o capacete para ficar mais inteligente. Ele também está sofrendo com a morte de Ralph e acha que pode ser capaz de derrotar Devoe assim, afinal se ele e Harry tiverem dois capacetes, podem pensar juntos e assim vão ser mais inteligentes que Devoe. Muito bom, muito bem pensado, o único detalhe é que deu tudo errado com o capacete de Harry, mas ele não quer admitir isso para Cisco, então fica só dando desculpas de porque isso não vai dar certo.

A verdade é que depois de ficar viciado no capacete, ter usado matéria negra para deixá-lo mais potente e ter tido um tipo de overdose, Harry já está tendo sequelas graves. Segundo Gideon, Harry está sofrendo uma degeneração do tecido nervoso ou algo do tipo. Basicamente, ele está perdendo suas faculdades mentais, em especial as áreas afetadas pelo capacete, que eu imagino que sejam mais relacionadas a lógica (já que estabelecemos pelo Devoe que emoção não são contempladas pelo capacete). Harry fica bem desesperado com isso, não só porque é uma notícia ruim para qualquer um, mas porque acredita que todo seu valor está na sua inteligência/racionalidade, e não vai mais ser útil para ninguém se perder isso.

Depois de finalmente confessar para Cisco tudo o que aconteceu, Harry quase vai embora, antes de Cisco fazer um discurso bonitinho sobre como Harry é muito mais do que a inteligência e não é só com isso que ele pode contribuir. Além disso, eles também podem tentar reverter essa degeneração. Imagino que eles vão conseguir reverter, sim, mas estou interessada em ver onde esse enredo vai dar. De qualquer forma, acho que Harry deveria sim ir visitar a filha para poder informar a ela o que está acontecendo.

O Melhor:

+ Barry indo pra terapia!

+ SNART

+ Marlize finalmente abrindo os olhos para quem Devoe realmente é!

O Pior:

– Não sei para que colocar a Black Siren, uma personagem conhecida, se mal iriam utilizá-la

– Ainda acho idiota que reações emocionais sejam a ÚNICA coisa que Devoe não consegue prever

Nota: 8,0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *