Review: The Flash 4×10 – “The Trial of The Flash”

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio “The Trial of The Flash”, exibido no dia 16/01/2018.

the flash 4x10
Barry e Cecile na audiência

Barry está sendo julgado por um crime que não cometeu, mas provar sua inocência não vai ser nada fácil. Devoe manipulou a própria morte, transferindo sua consciência para o corpo de Dominic, só para então fazer com que parecesse que Barry tinha o assassinado e deixado o corpo bem no apartamento de Barry, para que ele fosse pego no flagra. Tem tantas evidências para esse assassinato que, se isso fosse um episódio de uma série criminal, todo mundo saberia na hora que era armação.

Infelizmente para Barry, ninguém a não ser seus amigos parecem acreditar nele. Cecile trabalha como sua advogada e tenta achar alguma coisa que pudesse provar sua inocência, mas nada funciona, até mesmo porque não tem nada. Pelo menos não segundo a série, porque se Annalise Keating fosse a advogada, já teria questionado muitas coisas nessa cena do crime. Na verdade, Cecile nem tenta questionar as provas do crime, fazendo um trabalho com a base do “perfil” do Barry, tentando convencer que ele não mataria ninguém. Sei que a série quer que a gente acredite só no que eles falam e achar mesmo que Devoe plantou provas suficientes e inegáveis, mas estou incomodada com o rumo da investigação. Se as provas eram falsas, por que eles não trabalharam em provar isso? Não teve nem um segundo de discussão sobre isso!

Joe e Ralph conseguem uma foto da esposa de Devoe beijando Dominic, mas ela é uma ótima atriz e diz que estava apenas procurando consolo e sexo e que mesmo antes da morte de Devoe, o marido sabia disso. Ou seja, nem escândalos sexuais servem para o júri se voltar contra ela. Joe até pensa em plantar uma evidência na casa dos Devoe para incriminar a mulher, mas é Ralph que acaba o convencendo a não fazer isso. Fiquei satisfeita com finalmente ver alguma utilidade no Ralph, já que até agora ele era o personagem mais desnecessário do mundo. Agora, ele é capaz de mostrar a Joe que essa não era uma boa ideia, porque foi exatamente o que ele fez no passado.

the flash 4x10
Westallen

O que acaba pesando para o Team Flash é a vontade deles de fazerem a coisa certa, porque outros já teriam simplesmente assassinado o Devoe/Dominic antes que ele tivesse a oportunidade de fazer qualquer coisa. Ou então, Barry simplesmente poderia fugir, mas não, Barry resolve ficar preso e cumprir a pena, assim como seu pai, acreditando que um dia ele seria inocentado.

É claro que tinha uma prova básica que ajudaria a inocentar o Barry: revelar que ele é o Flash. Logo no início do episódio eu pensei nisso e por alguns minutos eu até cheguei a pensar que eles iriam por esse caminho, mas mais uma vez Barry não quer fazer isso. Ele diz que revelar sua identidade é colocar todos seus amigos e família em perigo, já que todos os vilões saberiam quem ele era e quem ir atrás para chamar sua atenção. Tudo bem, ele tem razão, mas como você vai defender essas pessoas e o resto do mundo se está na cadeia, Barry? A possibilidade de alguém ir atrás dos outros para atingir o Flash é menor do que a possibilidade de acontecer alguma coisa ruim enquanto ele está preso e Barry não poder sair por esse motivo. Ninguém pesa as consequências aqui.

Iris tem a mesma ideia que eu e, após confrontar a esposa de Devoe que diz que faria qualquer coisa pelo marido dando a entender que Iris não faria, Iris estava pronta para revelar a verdadeira identidade dele sem permissão. Barry a impede usando seu mais novo poder de “bolha do tempo”, ou seja lá o que foi aquilo, conversando com Iris, explicando suas motivações para não querer revelar sua identidade e pedindo que ela respeite isso. Achei que Iris e Barry deveriam ter conversado mais sobre essa situação, afinal ela é esposa dele, deveria ser escutada na hora de tomar uma decisão importante dessas Mas tudo bem, no final a escolha é de Barry.

E o que ele escolhe é ser preso, basicamente. Devoe aparece lá só para ser irritante e dá a entender que mesmo que Barry revelasse ser o Flash o plano dele ainda iria funcionar, assim como revela também que agora pode ler pensamentos, ou seja, ele tem dois poderes ao mesmo tempo, extremamente injusto.

Realmente não sei como vão fazer para Barry sair dessa e provar sua inocência, já que Devoe calculou tanto para que ele ficasse preso durante esse tempo, só para não impedi-lo de fazer seja lá o que ele quer. Alguma coisa babaca com certeza. O único jeito que eu consigo ver é se a esposa de Devoe se voltasse contra ele, principalmente agora que ela ficou meio chateada com a mudança de corpo dele (por motivos desconhecidos, já que ele é muito mais bonito assim). Mas, mesmo assim, acho improvável, já que ela não só é muito dedicada a ele, parece ser tão má quanto.

the flash 4x10
O vilão da vez: Fallout

Temos também um enredo secundário com o metahuman para não sair muito do padrão da série. O cara dessa semana é radioativo (Fall Out), porém nem percebeu isso, ele fica andando por aí e todo mundo ao redor dele desmaia, mas por algum motivo ele não percebe. Detalhe que só as pessoas por quem ele passa, atrás dele, desmaiam e não as da frente, o que não faz sentido porque a radioatividade seria distribuída igualmente… Mas tanto faz, isso não é para ser levado tanto a sério.

CiscoHarry e Caitlin se concentram em tentar resolver o problema sozinhos enquanto todos os outros estão ocupados com o julgamento do Barry. Eles até fazem Killer Frost aparecer para ver se ela conseguiria simplesmente congelar o cara, que com essa radioatividade vai acabar explodindo e contaminando a cidade inteira, basicamente uma explosão nuclear. Caitlin até tenta, porém a temperatura dele é alta demais e derrete o gelo dela rapidamente.

No final, eles precisam pedir ajuda para Barry, porque estão sem opções. Barry sai do seu próprio julgamento, já que ele só precisa estar presente na hora da sentença, e vai salvar o dia como The Flash. Ele roda o cara radioativo, criando aquele tornado dele e jogando a radioatividade para cima, onde Cisco abre uma fenda para a Terra 50 (que aparentemente é descartável, já que jogaram um monte de radioatividade nela). Barry se machuca um pouco, mas consegue se aprontar de novo só para poder ser preso.

O final é bem irônico, com o chefe da polícia prestando uma homenagem para o The Flash, falando sobre como ele é altruísta e honrado, enquanto o juiz é super dramático ao dar a sentença para o Barry, dizendo que foi um dos piores criminosos que ele já viu. Okay, juiz, você precisa ver alguns outros casos, porque mesmo se Barry tivesse feito tudo isso, ainda existem crimes muito mais violentos que esse.

Veremos agora como que o Barry vai sair dessa.

O Melhor:

+ Fico surpresa pelo Barry realmente ter sido presa

+ Eu realmente estou sentindo raiva do vilão, o que imagino que seja o objetivo

+ Ralph finalmente teve uma utilidade!

O Pior:

 Essa defesa foi horrível, eu nem advogado sou e faria algo melhor. Foi mal, Cecile.

 Motivação do Barry para não se revelar o Flash foi muito fraca

 Eu sei que o objetivo era só fazer o Barry salvar o dia, mas o enredo do Fall Out foi meio mal feito.

Nota: 7,8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *