Review: Supergirl 4×09 – “Elseworlds” (3)

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio de crossover “Elseworlds”, exibido no dia 11/12/2018.

supergirl 4x09 oliver barry

Depois de Oliver e Barry virarem os vilões (Elseworlds parte 2), o crossover continua com uma realidade cheia de surpresas. Para garantir seu mundo ideal, Deegan muda a vida de todos os aliados das séries e se transforma em uma versão obscura do Superman.

Felizmente, Oliver e Barry conseguem escapar do vilão fazendo-o escolher entre ser o herói que diz que quer ser e atacá-los. O plano deles depois disso foca em encontrar Cisco para que possam ir para Terra-38 e pedir ajuda para o Superman, já que não sabem onde Kara está.

A coisa toda não é fácil, claro. Descobrem que Cisco é um chefão do crime, mas nem a reputação de ladrões deles ajuda. Nossa pequena alegria é que Gary aparece de surpresa como bartender, cumprindo a cota Legends of Tomorrow prometida do crossover.

Jimmy (ou James) aparece para fazer as vontades do chefe e está prestes a matar Oliver e Barry, quando Barry tem a grande ideia de mencionar Dante para Cisco. Apesar de ser criminoso, Cisco não demora para ouvir o plano deles e aceitar até na boa vontade levá-los para a Terra-38.

Enquanto isso, Kara está presa.

supergirl 4x09 alex kara

Sem querer, pelo que parece, Alex calha de ser a agente responsável pela cela de Kara. Por não ser da Terra-1, Deegan não tem muitas informações sobre ela, por isso decidiu deixá-la separado do resto. Aparentemente esse livro é poderoso, mas tem suas limitações porque não consegue nem ver outras Terras.

A notícia boa é que o destino colocar as duas irmãs juntas acabou ajudando Kara. Claro, não é nada agradável ser torturada por uma versão de sua irmã, mas a Alex da Terra-1 acaba tendo muitas semelhanças com a nossa Alex.

Ao ouvir conversas entre Alex e Killer Frost, Kara decide tentar se abrir com essa versão da irmã. Ela conta sobre um ditado de “pinky swear” que Alex aprendeu quando era menor e estava assustada em um acampamento longe da família. Não só isso como Kara faz uma verdadeira ode à Alex falando sobre todas suas qualidades, sua posição como líder do DEO e seu desejo de ter uma esposa e filhos.

A nova Alex acredita que Kara também a conheça intimamente, mas do que isso acho que ela sente o amor das irmãs e simplesmente sabe que Kara está falando a verdade. Inclusive, não cansa de repetir o quanto Alex tem sorte de ter a Kara como irmã e vice e versa.

Apesar do meu desejo não realizado por um foco maior em Kara nessa parte do crossover, por ser episódio de Supergirl, fiquei feliz que tivemos esse momento entre irmãs. Acredito que os escritores deram bastante destaque no Clark para aproveitar a participação dele e da Louis Lane – isso inclui um pacote inteiro de casamento, bebê e passagem de bastão para Kara.

supergirl 4x09 frost deegan diggle

Por falar nele, no momento em que Alex e Kara estão escapando, Clark chega carregando a trupe para lutar cara a cara com Deegan. Assim, Oliver já começa a lutar com Diggle e Killer Frost (aliados do Deegan nessa realidade), enquanto Barry, Kara e Alex vão atrás do livro, que é até bem fácil de achar.

O problema é que ninguém consegue lidar com o livro a não ser Clark. No ápice de bons efeitos do crossover, a realidade começa a voltar ao normal. Kara consegue sua capa de volta, Oliver, seu capuz, Barry, sua velocidade… mas Deegan chega de novo para reescrever tudo.

O novo plano, então, envolve Kara e Barry correndo e voando ao redor da Terra para ganhar tempo para Oliver e Clark roubarem o livro de novo. O pequeno grande porém é que Clark já viu no livro que os dois morrem fazendo isso e é assim que Oliver consegue uma conversa privada com Novu, aka Monitor.

Novu, cujo plano ninguém consegue entender direito, fica insistindo que está testando a nossa Terra para ver se nossos heróis são fortes o suficiente “para o que está por vir”. O tal teste incluí Novu repetindo como Oliver não deveria canalizar sua dor e etc para ser um herói.

É, pois é, voltamos à isso de novo. Parece que Oliver está tendo um foco bem suspeito nesse crossover. E, quando falamos de Arrow, não posso deixar de citar a Flávia, que já falou que vai se revoltar se matarem o Oliver no próximo encontro anual das séries.

supergirl 4x09 kara clark oliver barry

A questão é que toda esse papo de Novu já indicava que o próximo crossover vai ser ainda maior e vai reescrever muito mais do que Oliver e Barry trocando de lugar. Claramente, Novu e sua visão deturpada de teste parece ter destruído alguns mundos, mas Oliver consegue vê-lo como a única saída para salvar seus amigos.

De novo, Novu julga Oliver desnecessariamente, mas admite que foi corajoso da parte dele vir enfrentá-lo no plano maluco/pedir ajuda. O pior de tudo é que ele de fato ajuda, Kara e Barry ficam salvos, mas nunca sabemos o que Oliver deveria sacrificar para compensar essa ajuda.

Com a promessa do próximo crossover ser “Crise nas Terras infinitas”, em que todas as Terras devem se juntar, já sabemos que o vilão virá de Gotham e Oliver vai ter que se sacrificar de alguma forma, argh. Bem que o futuro pitoresco de Arrow pode ser da Crise e no final do crossover a gente resolvia dois problemas em um, mas quem sabe né.

O melhor

– Gostei das aberturas para o crossover de Supergirl e Arrow.

– Alex e Kara em qualquer universo <3

– Gostei bastante da Louis Lane e do Clark, os atores funcionam bem juntos.

– Mini participação do J’onn e Brainy, com Louis ajudando.

O pior

– Estão insistindo nos defeitos do Oliver, ele só é diferente, galeres. E já melhorou muito.

– Estamos todas preocupadas com essa continuação aí.

Nota 8,0

3 respostas para “Review: Supergirl 4×09 – “Elseworlds” (3)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *