Review: Arrow 6×23 – “Life Sentence” [Season Finale]

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers de “Life Sentence”, exibido no dia 17/05/2018.

arrow life sentence

Por mais que Arrow toda temporada tenha seus problemas, costuma ser consistente em ter um bom season finale. Por esse motivo, eu estava esperançosa que talvez fosse possível me surpreender e ter um bom final para essa temporada. Isso não aconteceu, esse episódio foi congruente com todos os que o antecederam: bem decepcionante.

Um título alternativo para esse episódio seria “Oliver Pede Desculpas Para Todo Mundo Menos Para Quem Importa”, porque só essa frase já descreve tudo o que aconteceu.

Semana passada Oliver confessou para Samanda Watson, a moça do FBI, que é o Green Arrow, e agora o FBI resolveu finalmente vir ajudar a prender o Diaz e todas as pessoas corruptas. Oliver logo diz para todo mundo que eles têm imunidade, então não precisam se preocupar, mas fica aquela dúvida no ar sobre o que o Oliver concordou em fazer em troca da ajuda e da imunidade. Fica mais claro ainda que ele fez algum acordo quando Oliver resolve ter conversas particulares com todo mundo.

O primeiro na lista é Diggle, com Oliver oferecendo para ele uma roupa do Green Arrow. Opa, nem um pouco suspeito, né? Diggle argumenta que “nunca foi sobre a roupa”, mas é aquele dilema de sempre, né, não fazemos a mínima ideia sobre o que foi exatamente, já que aquela briga foi bem forçada. Mas o que importa é que Digg e Oliver fizeram as pazes, e com sorte não teremos uma reprise disso na temporada que vem.

Na lista de conversas estão também Quentin, Rene e Dinah. Foi bom ver Oliver conversando com Rene e Dinah, vendo mais uma vez Oliver assumindo uma postura bem madura, assumindo os erros dele, e Rene e Dinah até se desculpando de volta e reconhecendo o que Oliver fez de bom. Eu ainda fico um pouco chateada com a série não reconhecer em momento algum que os Newbies estavam errados, mas já fiz as pazes com o fato de que isso é culpa dos escritores mesmo.

A única que percebe o que Oliver está fazendo é Felicity, que vai perguntar para o marido por que ele está se despedindo de todo mundo. Oliver dá uma enrolada e acaba sendo interrompido e não explica para a Felicity. Na verdade, ele não explica de forma alguma até o FBI chegar no final do episódio e prendê-lo, revelando que o Oliver tinha se entregado para as autoridades em troca de imunidade para todos os outros e ajuda com o caso do Diaz.

O revoltante de tudo isso é que ele não falou para a esposa dele! Você não toma uma decisão desse tamanho sem discutir com seu cônjuge antes. Pior ainda, além da Felicity virar a única guardiã do William, eles dois ainda vão precisar entrar um programa de testemunha e ficarem escondidos. Ou seja, é algo que diretamente afeta a Felicity e William e deveria ter sido uma decisão tomada em família, ou no mínimo comunicada. Eu entendo que o Oliver não falou porque estava com medo, achava que a Felicity ia provavelmente o convencer a não fazer isso e achar outra solução, e ele estava na vibe de se punir. Mas entender a motivação dele não torna isso certo. Eu espero mesmo que na temporada que vem vejamos Oliver e Felicity discutir sobre esse assunto, eles vão passar meses sem se ver, isso é um fato que sozinho já impacta um casamento, ainda mais depois de um desentendimento assim.

arrow 6x23

O Oliver ser preso não foi nenhuma surpresa. Aliás, a surpresa foi a série tomar uma decisão tão previsível. Sabemos que ele não poderá ficar preso por muito tempo, no máximo três episódios antes de ficar insuportável. Então o interessante será ver o que vai ter que acontecer para de repente resolverem liberar o Oliver. Presumo que vão precisar da ajuda dele para alguma coisa e será feito um novo acordo.  Eu só espero que até lá eles não fiquem focando os episódios nos outros personagens e mostrem o tempo dele na cadeia. A série já deveria ter aprendido que os episódios sem o Oliver costumam ser bem chatos.

Mas talvez eles não tenham aprendido nada, já que, por algum motivo, resolveram tornar Diaz um vilão que vai se estender por mais de uma temporada. Passamos o episódio inteiro tentando encontrá-lo, com Diaz fugindo assim que ele viu o FBI na cidade. Diaz usa o Anatoly para poder levar todos para uma armadilha, em que com sorte todos acabam se salvando, e usa a Black Siren para manipular o Quentin.

Como ele é prefeito agora, o FBI precisa da autorização dele para poder atuar na cidade sem jurisdição. O plano de Diaz é simplesmente ameaçar Laurel para que Quentin remova sua autorização. É claro que Quentin fica abalado com essa escolha, afinal ele já perdeu a Laurel uma vez, mesmo que essa não seja a filha verdadeira dele, é o mais próximo que ele tem. Mesmo eu não me importando nem um pouco com a Black Siren, eu entendo totalmente por que Lance iria se importar e querer que ela ficasse segura de qualquer forma.

Quentin engana o FBI para poder ser levado até Laurel, mas consegue ser rastreado através de seu marcapasso. Todo mundo consegue chegar até onde Diaz está, mas infelizmente isso é depois de Diaz ter atirado no Quentin.

A luta com Diaz não é nada demais, acredito que Oliver conseguiria tê-lo derrotado sem nenhum problema. Só que bem quando eles estão no meio da briga, chega Laurel para se intrometer e ao invés de ajudar, só piora. Oliver já estava ganhando, aí chega a Laurel, dá um daqueles gritos e empurra Diaz para a beirada do prédio. O único detalhe é que tinha água ali embaixo. Gente, não precisa nem ser série para alguém sobreviver essa queda, eles falam depois que “ah, foi uma queda alta, não tem como ele ter sobrevivido”. Eu vi aquela altura e acho que até eu sobreviveria cair dali. Tudo o que ele precisa é saber nadar para poder sobreviver, não é tão difícil assim.

Sério, tão idiota, tão anticlimático depois de tudo isso Laurel tentar impedi-lo jogando-o na água. E depois de uma temporada inteira revirando os olhos para esse vilão, Diaz sai ileso e ainda vamos ter que aguentá-lo por mais uma temporada. De todos os vilões que tivemos até agora, esse foi o mais fraco, e de alguma forma foi esse que os escritores resolveram que merecia um arco de duas temporadas? Inacreditável.

Pelo menos nem tudo foi perdido, Oliver conseguiu todas as informações que Diaz levava com ele, então puderam prender todas as pessoas corruptas da cidade.

laurel quentin 6x23

E Quentin? Chegou o momento de nos despedirmos no personagem.

Eu já estava preparada desde que anunciaram que o ator não estaria na próxima temporada. Mesmo assim, fiquei comovida com a cena, afinal ele é um personagem que está desde a primeira temporada e vimos passar por longas jornadas. A última cena entre ele e Oliver foi muito fofa, com Oliver dizendo que ele foi uma figura paterna para ele e Lance dizendo que Oliver se tornou um bom pai. Sempre tive a impressão que Oliver queria a aprovação de Quentin e fico feliz que ele finalmente conseguiu isso.

Eles trouxeram a Sara de volta por cinco segundos, apenas para ela estar lá e receber a notícia da morte do pai. Fico bastante chateada que eles não colocaram nenhuma cena entre Sara e Quentin, se vão trazer a atriz para essa série, podiam pelo menos deixar que ela tivesse uma despedida com o pai. Inclusive, não sei nem porque trouxeram a Sara se não iam fazer isso, foi só para trazer mesmo, porque não utilizaram a personagem como poderiam. Desperdício!!

A morte de Quentin serve para um único propósito: a redenção da Laurel. Matar personagens para poder incentivar outro personagem é um clássico da falta de criatividade, Arrow já fez um milhão de vezes – como podemos nos lembrar da morte da Sara na terceira temporada para fazer a Laurel se tornar a Black Canary.

Depois de Quentin ter se colocado em risco só para salvá-la e ter morrido por causa disso, Laurel fica bem abalada. Enquanto todo mundo está triste pela morte do Quentin e chocado pela prisão do Oliver, Laurel fica só observando, com um olhar reflexivo. Acho que é fácil presumir que ela vai tentar se tornar uma pessoa melhor na temporada que vem, talvez tentando honrar a memória do pai dela. Eu originalmente não queria que a Black Siren fosse redimida, mas já estava esperando que isso acontecesse e não me importo tanto assim. Só espero que eles não se esqueçam no meio do caminho que ela NÃO é a Laurel, e consigam diferenciar as personagens de alguma forma.

O Melhor:

+ Aparição de cinco segundos da Sara

+ Pelo menos alguns dos outros pediram desculpas para o Oliver

+ Discurso do Oliver

O Pior:

– Oliver não contando para a Felicity de seu plano

– Diaz sobrevivendo?

– Matar o Quentin só para redimir a Laurel

– Falta de surpresa

– Subutilização da Sara. Podiam pelo menos ter colocado uma cena dela com o pai.

Nota: 6,5

6 respostas para “Review: Arrow 6×23 – “Life Sentence” [Season Finale]”

  1. Sua divaa, você me representa novamente. Essa season finale foi detestável e só assistirei a 7T porque o Marc saiu. Que praga que ele é!Abraços querida e até outubro.

    1. Queria ter esperanças que com o Marc saindo vai ser melhor, mas nem sei, afinal a Beth estava ali quando todas essas decisões foram feitas… Só espero que eles vejam as reações dos fãs e percebam como grande parte da sexta temporada desagradou. Ainda dá tempo de matar o Diaz no primeiro episódio! haha
      Até outubro!

      1. Eu tenho fé na Beth, Flavia, porque em entrevistas ela já comentou que queria que o episódio do casamento fosse todo dedicado à ele, ela gosta de escrever Olicity e OTA. Eu revi os episódios que ela escreveu- 1×15 <3 ,2×02<3 ,2×06 <3, 2×11 <3, 2×14 <3, 3×03, 3×07, 3×12,3×16 <3, 4×01 <3 <3 <3, 4×04, 4×06 <3 <3 <3 , 4×12 <3 <3 <3, 5×02 <3, 5×09 <3 <3 <3 , 5×20 <3 <3 <3 , entre outros, e gosto pacas deles. Essa sexta temporada tenho me esforçado para esquecer muito, só estou na torcida para que Felicity tenha smoak tech e OTA seja foco, não tenho paciência para os cabaços. Abraços e até outubro!

        1. TOMARA!! Tenho o pressentimento que a próxima temporada vai ser a última (ou penúltima), e espero que terminem com tudo direitinho e feliz haha até outubro!

  2. PIOR final de temporada EVER! Sério que eles realmente acharam que essa falta de coerência do roteiro agradaria os fãs?
    Nada ali fez sentido, as atitudes do Oliver foram completamente inconsistentes e o vilão passar de um bandido de quinta pra um vilão aterrorizante sem nenhum tipo de superpoder ou habilidade a não ser sussurrar e gritar na mesma frase sem fazer o menor sentido. Eu realmente tinha vontade de me matar toda vez que o Diaz aparecia. Saudade Ra’s.
    Espero, de vdd, que ele seja preso ou morto logo no primeiro episódio na próxima temporada e que eles não resolvam redimir a Black Siren e juntá-la com o Oliver por algum motivo maluco.
    Torço pra que a sétima temporada redima a sexta, pq conseguiu, na minha opinião, exceder expectativas e ser pior que a terceira.

    1. As atitudes do Oliver eu até entendo, mas foi tão sem graça como final de temporada. Espero que eles percebam que NINGUÉM gostou do Diaz como vilão e resolvam mudar na próxima temporada.
      Quanto a Black Siren, acho pouco provável que eles não a redimam. Ao que tudo indica, é para isso que estão caminhando. Mas não acho que vão juntá-la com o Oliver não. Oliver e Felicity estão casados e não acho que vão mexer com isso. No momento que mexerem, eu tô pulando fora dessa série hahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *