Review: Agents of SHIELD 5×20 – “The One Who Will Save Us All”

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio “The One Who Will Save Us All”, exibido no dia 04/05/2018.

agents of shield 5x20
Coulson e Hale

Faltam apenas dois episódios para o final da temporada de Agents of Shield e ainda temos muitas coisas a resolver. Para começar, Talbot e seus poderes são uma peça importante nisso tudo, mas não exatamente como eu pensava. Veremos.

Depois de salvar todos na Lighthouse, Talbot leva Coulson para a nave alienígena. Logo aí já vemos que Talbot está começando a se achar demais, o que pode ser (e será) um problema. Ele logo demonstra seus poderes e o líder membro da Confederação logo passa a servir Talbot.

Até aí nada demais. Talbot está um pouco obsessivo? Sim. Mas também parece estar do nosso lado e querer salvar Coulson. Eles, inclusive, tem um momento mais leve quando Talbot oferece roupas novas para Phil.

Eis então que Coulson pede a ajuda de Hale, que aparentemente não voltou para casa depois de ajudar os aliens, e assim eles formam um plano: marcar um encontro com os Confederados e renovar o acordo para eles ajudarem a Terra.

Conseguimos assim entender o que está em torno dessa tal ameaça alien que enfrentamos. Depois de uma demonstração de poder, Talbot consegue entrar no círculo dos líderes. Essas mortes são bem desagradáveis de assistir, não podia ser todas só a massa preta consumindo as pessoas que nem esse cara, não?

agents of shield 5x20
O poder subindo à cabeça de Talbot.

Apesar de menos sangrenta, a morte é significativa e a partir daí que as coisas desandam. O Kasius-pai se revela ser da Confederação e faz a cabeça de Talbot que, para salvar a Terra, ele tem que conseguir mais gravitonium.

Salvar a Terra de quê? Bom, a série finalmente nos introduz a história de Vingadores: Guerra infinita e continuo muito confusa sobre como farão isso. Kasius-pai conta que a verdadeira ameaça já está atacando o planeta: Thanos.

[tomei cuidado, mas podem ter pequenos spoilers de Guerra Infinita]

A revelação com certeza faz bastante sentido para o universo, mas levanta muitas perguntas sobre como a série vai reagir ao final do filme. Como será que os personagens não vão se afetar com o final? A série não pode resolver os problemas trazidos por Thanos no filme, então o que farão? Ainda mais quando o fim do mundo (na série) está tão interligado com Daisy.

Quase falaria que o final da temporada vai ser que nem o do filme. Ok, eu sei que isso não vai acontecer. Ainda mais porque Agents ainda não foi renovado e os escritores falaram que fizeram um episódio que serviria como final da série, entãao nada tão drástico.

[fim dos spoilers]

Enfim… Talbot acredita em Kasius e logo confia nele (sim, esse cara que ele conhece há dois segundos). Quando descobre o envolvimento da família Kasius, Coulson associa tudo ao futuro e tenta fazer Talbot perceber que está sendo enganado.

Foi com certeza interessante ver Talbot, um personagem tão contraditório, seguir essa jornada. Ele parece sempre ter sido um antagonista nos quadrinhos e começou assim na série, até que passou a confiar em Coulson. No entanto, por mais que tenham virado amigos e Phil tenha sido a pessoa a ajudar Talbot nos momentos de dificuldade, aquele rancor inicial nunca saiu de Talbot (ou seria Graviton, agora que tem poderes?).

A sede por poder só aumenta e faz Talbot inclusive se chamar de “O Super-Herói mais Poderoso da Terra”, título dado aos Vingadores, para vocês verem em que nível ele está. Como consequência, Talbot cria teorias conspiratórias e desconfia que Coulson esteja contra ele.

agents of shield 5x20
Daisy e Simmons

O resultado disso tudo? Quando Daisy e May chegam para ajudá-los sem saber de nada, Talbot fica louco de vez, nocauteia Daisy, mata Hale e leva May e Coulson como prisioneiros. Só coisa legal para o próxima episódio.

Como Daisy e May chegaram lá, você pergunta? Bom, depois de sua missão a parte, Daisy retorna para esse pequenos caos com o desaparecimento de Talbot e Coulson, e precisa lidar com várias coisas antes de ir.

Primeiro, ela encontra com Yoyo, que está revoltada com o plano de Daisy salvar Coulson. Como sabemos, a Yoyo do futuro tinha falado que salvar Coulson levaria tudo ao fim e ela acha que esse era o momento crucial, o que nem parece ser verdade.

Depois do encontro, Daisy acaba encontrando com Deke e fala cansada sobre o desgaste que é isso tudo, e menciona Lincoln. Gostei bastante de ver Daisy falando sobre como se sentia e como salvar outra pessoa que ama (Coulson) é importante.

Deke a apoia, mas logo percebe que falar que gosta de Daisy só vai atrapalhar, ainda mais ao ver o quanto ela sente falta de Lincoln. </3 No entanto, já foi bom ver que a amizade entre eles está evoluindo, Daisy sabe sobre o parentesco Fitzsimmons e confia em Deke, irritações à parte.

Quem me dera ela ainda falasse sobre o Fitz… Mas, se serve de consolo, Mack decide bater um papo com Fitz. Mack culpa Fitzsimmons pela teoria de “não posso morrer” que tanto influenciou Yoyo a fazer as coisas que fez, levando-a a matar Ruby.

agents of shield 5x20
Fitz e Mack conversam.

Moralmente, Mack é bem firme. Matar não deveria ser uma opção em nenhuma hipótese. Ele então dá uma dura no Fitz por sequer falar como se fosse uma opção, ainda mais depois do que fez. Mack falou o que todos nós queríamos: Fitz, você tem que reavaliar suas ações aí.

Infelizmente, Mack não menciona o que Fitz fez com Daisy com todas as palavras, mas na minha cabeça a conversa serviu para Fitz pensar sobre tudo que fez que era imoral, inclusive isso.

Por falar em moralidade, Simmons questiona Daisy sobre ter que pegar o DNA de Jiaying para fazer a cura para o Coulson. Simmons, você fez várias coisas meio imorais sob a teoria de que isso poderia ser a diferença nas linhas temporais. Por que questionar agora? Mas tudo bem, Simmons decide, claro, que ajudará Daisy a salvar Coulson. Agora é só esperar ficar pronto.

Preciso falar, por fim, sobre o que está por vir. Segundo o trailer do 5×21, Talbot não assumirá o título de Destruidor de Mundos, será Daisy mesmo. Por quê? Não faço ideia. Kasius acaba levando Daisy inconsciente como prisioneira. Será que Coulson está em perigo e ela não controla a tristeza/vingança? Será que ela é convencida que precisa fazer isso para voltar e mudar o passado?

O melhor

– Daisy se abrindo sobre Lincoln e Coulson.

– Fiquei surpresa de ouvir falarem sobre o Thanos!

– Mack dê broncas por nós, vai lá!

– Foi interessante ver Talbot com todo esse poder, apesar dos apesares.

O pior

– Inconsistências em alguns personagens.

– Por favor, me digam como o Thanos vai entrar na história da série! Estou sentindo que teremos furos.

– Parem de aprisionar a Daisy!

Nota 8,5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *