Review: Agents of SHIELD 5×19 – “Option Two”

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do episódio “Option Two”, exibido no dia 27/04/2018.

agents of shield 5x19
Coulson, May, Mack, Yoyo e Fitzsimmons

Estamos mais um passo da invasão alienígena e Agents of Shield continua brincando com a gente sobre esse tal futuro ser fixo ou não. Como Deke fala no episódio, é possível quebrar o looping com a teoria do multiverso que todas as séries usam, mas Fitz continua a descordar.

Eu estou com o Deke nessa, mas tudo parece querer que o mundo acabe pelas mãos de alguém. Parece um daqueles eventos cruciais que vão acontecer não importa o que fizermos. Mas vamos por partes.

Para começar, nosso time tenta dividir tarefas: Daisy leva Robin, sua mãe e Creel para um local seguro (e secretamente tenta encontrar algo para salvar Phil), enquanto o resto precisa lidar com o gravitonium e lançá-lo no Sol para destruí-lo.

Só nessa reunião, no entanto, o time briga de tudo que é maneira. Cada um questiona as ações do outro, principalmente sobre  Yoyo ter tomado a decisão drástica de matar Ruby. Ao mesmo tempo, eles nem chegam a falar na loucura que o Fitz fez… Mas acho que já esperava isso. A série não vai abordar tanto quanto gostaríamos.

O fato é que temos um monte de problemas envolvendo confiança e escolhas. E a questão é que, com tudo que está acontecendo, eles não conseguem lidar com essas emoções. Só resta Coulson dar um chega para lá e mandar todo mundo trabalhar.

agents of shield 5x19
Daisy Johnson

Os planos, claro, não duram muito e a única que alcança seu objetivo é a Daisy. Ela deixa Robin e Cia à salvo e encontra uma mistura usada pela Hydra que poderia manter Phil vivo, só faltando um ingrediente de cura – o que a leva a violar o túmulo da mãe. Mas o que vem a seguir só saberemos nos próximos episódios.

(O amigo do Mack vira para Daisy e comenta um “Viu o que está acontecendo em Nova York?” e estou me perguntando se isso foi referência ao filme Vingadores: Guerra Infinita. Quem viu o filme sabe muito bem que as conexões no Universo Marvel não vão fazer sentido, rs.)

Com a ajuda de Hale, os aliens conseguem chegar até a Lighthouse. Como ela sabia onde Coulson e o resto estava, você pergunta? Bom, Talbot percebe que foi ele que a enviou um sinal com as coordenadas. Ele pode ter sido interrompido no 5×18, mas seu objetivo foi cumprido.

Explicado isso, Coulson precisa lidar com a invasão. Eis que cada personagem tenta lidar com os mercenários alienígenas que tem magia negra e escurecem tudo por onde passam.

Phil e May tentam descobrir como agir, mas Coulson acaba escolhendo a opção errada de protocolo do Lighthouse e acaba trancando todos lá dentro. A cena, apesar de ser engraçadinha, te deixa na dúvida se deveria rir ou chorar.

Yoyo é escolhida para proteger Talbot. Por mais que não possam mais confiar nele, ele não deixa de ser importante para Coulson. Já Fitzsimmons se separam, apesar de suas promessas, para tentar reverter o protocolo que trancou todos ali e proteger o gravitonium.

agents of shield 5x19
Deke e Fitz

Fitz então acaba se juntando ao Deke, que não quer que nada acontece com o avô. Dito isso, queria observar que queria que essa relação fosse melhor. Enquanto Simmons tenta ser simpática e tranquilizar Deke, Fitz parece meio frio e não ter muita consideração ao fato do Deke ser seu neto.

Nas primeiras cenas, achei legal que fosse uma relação meio “acho o Deke irritante, mas gosto dele”, porque acabava sendo divertido e realístico. Só que as reclamações do Fitz quanto ao Deke, estão com um ar meio diferente. Pode ser que meu incômodo com o Fitz esteja me influenciando, mas senti isso.

Os dois então ficam nesse vai e vem. Deke, inclusive, salva Fitz de um dos aliens, mas objetivo deles – que era desfazer o protocolo – vai por água abaixo quando percebem que o painel de controle foi destruído.

A próxima opção então é se juntar ao Coulson, May e Mack, colocar fogo nas lixeiras para evitar a escuridão e esperar pelo melhor. Enquanto isso, Yoyo tenta defender o laboratório com Davis e Piper – eles só não esperavam que a vontade de Talbot ajudar pudesse mudar tudo.

Durante todo o episódio, vemos Talbot sofrendo para ajudar a Shield. Sua moral quer fazer isso, mas, claro, ninguém sabe de verdade o que é ele e o que é programação da Hydra. Foi bem interessante ver essa dualidade e esse conflito que ele enfrenta.

agents of shield 5x19
Glenn Talbot

O tempo todo ele quer ajudar e não sabe como, e, quando descobre a capsula do gravitonium, Talbot acha que essa é a solução que esperava. Não quero nem saber como, mas ele é a primeira pessoa que consegue sair dali sem ficar louco.

Será que, por já estar todo problemático, as vozes dos líderes da Hydra eram só mais uma na sua cabeça e ele não foi tão afetado quanto a Ruby ou Creel? Não sei… Talbot, felizmente, consegue destruir todos os alienígenas. O problema mesmo é o que vai acontecer agora.

Por mais que sua loucura anterior possa ter ajudado de alguma forma, ainda quero entender porque ele foi a pessoa que aguentou a gravitonium. Ele não tem um DNA preparado como a Ruby, é só uma pessoa comum. Ou será que os experimentos de Hale foram mais além?

Não só parece estranho ele ser a pessoa a sobreviver isso bem, entrar em contato com o gravitonium deve afetar a mente dele ainda mais do que já estava, não? O próximo episódio, pela trailer, só sugere que ele começará a ceder à sede de poder e se tornar perigoso dessa forma.

Outra coisa a se pensar é que, agora que Talbot sobreviveu ao projeto Destroyer of Worlds significa que nessa nova timeline (se é que é nova), ele será a pessoa a destruir a Terra e não a Daisy? Isso significa que, por mais que tentem, sempre terá alguém que vai destruir a Terra? O que faremos com essa informação? Quero saber onde os escritores vão chegar.

O melhor

– May e Daisy, as únicas se dando bem.

– A reviravolta com a Talbot foi surpreendente.

– A mudança no que achamos que é a linha temporal é interessante, só quero saber onde vai dar.

O pior

– Hmm, conexão com Guerra Infinita? Não rolará.

– Fitz: porque estão acabando com o personagem?

– O que estão fazendo com o Talbot?!

Nota 7,5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *